fevereiro 2013 ~ Portal Nova Olinda -AM

Foto Panorâmica de Nova Olinda do Norte

Foto Vista área do Porto Municipal de Nova Olinda do Norte.

Foto Panorâmica de Nova Olinda do Norte

Vista área da Igreja Católica Matriz.

Foto Panorâmica de Nova Olinda do Norte

Vista área do Bairro do Centro de Nova Olinda do Norte.

Tradutor do Portal

jornal online

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Programa de alfabetização da Seduc contemplará 30 municípios do Amazonas


O programa Amazonas Alfabetizado, coordenado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem como meta para este ano atender a 26 mil pessoas. As atividades serão realizadas em instituições públicas e em escolas de Manaus e de outros 29 municípios do Estado.
 
 
Contribuir para a diminuição da taxa de analfabetismo no Amazonas e estimular os inscritos a prosseguirem os estudos são os principais objetivos do programa, que iniciará as atividades em maio com término previsto para novembro de 2013. As ações desenvolvidas ocorrerão aos sábados, com carga horária total de 240 horas.
Segundo a coordenadora do programa Amazonas Alfabetizado, Roberta Prestes, as ações do programa se somarão às demais que já são desenvolvidas pelo poder público estadual. “O Governo do Estado, via Seduc, tem oportunizado o acesso da população à educação, por meio do Centro de Mídias de Educação, das ações de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e agora do Programa Amazonas Alfabetizado, gerando uma rede de atendimento que tem uma meta em comum: levar a educação de qualidade a quem necessita e a quem antes não tinha oportunidade”, disse a coordenadora.
A metodologia a ser utilizada pelo programa está fundamentada nas teorias de Paulo Freire e Heloisa Vilas Boas, teorias estas que levam em consideração o cotidiano do aluno e a partir disso a aquisição de novos conhecimentos que incluem o ensino da Matemática, da Lingüística, da escrita e da leitura, além de conceitos ambientais e de cidadania.
“Com o processo de alfabetização os participantes terão uma nova chance de recomeçar e dar continuidade aos seus estudos que, conseqüentemente, contribuirá com sua elevação social. É essa a importância do programa Amazonas Alfabetizado: valorizar e resgatar o aluno, garantindo a ele não somente o estudo, mas o pensamento crítico e uma nova perspectiva de vida”, destacou Roberta Prestes, ao falar da importância e do impacto social que o programa trará a população amazonense.
Localidades contempladas
Com previsão para iniciar em maio o curso será aplicado em Manaus e em mais 29 municípios do Amazonas, sendo eles: Alvarães, Amaturá, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Canutama, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Tabatinga, Tapauá e Uricurituba.
“O curso será direcionado a pessoas que não saibam ler e escrever. Os interessados devem ter idade acima de 15 anos e quando divulgado o período de inscrição deverão se dirigir a uma das mais de 200 escolas cadastradas para efetivar sua inscrição”, informou Roberta Prestes.
Segundo a coordenadora do programa, as inscrições ocorrerão a partir de março, com a divulgação dos postos de atendimento no site da Seduc: www.seduc.am.gov.br
Substituindo o Programa Reescrevendo o Futuro, o Amazonas Alfabetizado é coordenado pela Seduc e faz parte de uma ação nacional de alfabetização de adultos sob a coordenação macro do Ministério da Educação (MEC) por meio de sua Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
Oportunidade para alfabetizadores
Conforme a coordenação do programa, no final de fevereiro, a Seduc realizará uma chamada pública objetivando a contratação de alfabetizadores, coordenadores de turma e intérpretes de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) onde os selecionados para atuar no programa receberão bolsas financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).
“Os candidatos à vaga de alfabetizador deverão ter titulação mínima em ensino médio, já os candidatos à vaga de coordenador, deverão possuir titulação mínima de graduação em educação (cursando ou concluída). Os intérpretes de Libras, por sua vez, deverão ter titulação mínima em ensino médio e Certificado de Proficiência em Libras (Prolibras)”, informou a coordenadora, acrescentando que os aprovados receberão formação extra ministrada pela Seduc por meio de seu Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta.

Professores ministram aulas somente de suas habilitações


Professores da rede pública estadual de ensino não irão mais dar aulas em disciplinas na qual não possuem formação. A mudança já começa a ser aplicada em mais de 80% das escolas do Amazonas no início desse ano letivo.
 
 
Segundo estimativa do secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Silva, a mudança trará mais qualidade ao ensino, além de atender às reivindicações dos educadores. “Resolve a insatisfação justa de professores que dão aula em disciplinas que não são formados e caminha no sentido da nossa busca da qualidade do ensino. O professor que não está na sua disciplina tende a ter um desempenho inferior ao que tem formação”, ressaltou Rossieli.
Até 2012, as escolas destinavam ao professor o maior número possível de horas de aulas dentro da disciplina em que ele era formado. E quando havia carga horária a ser cumprida pelo educador, ele assumia turmas em disciplinas onde ainda não havia profissional lotado. “Para 2013, aonde foi possível, mais de 80% da rede, o professor, agora, só leciona a sua disciplina. O professor de Português só vai lecionar Português, o professor de História só vai lecionar História, e assim por diante”, explicou.
Segundo Rossieli, na falta de horas aulas suficientes na mesma escola e na mesma disciplina, o professor completará a carga horária dele em outra unidade, mas nas proximidades de onde já trabalha.
“Inicialmente, o professor pegava sua carga horária numa escola e completava quatro ou seis horas de aulas com outras disciplinas na mesma escola. Agora, ele completa essas mesmas quatro ou seis horas de aulas na sua disciplina, mas em outra escola”, declarou.
Critérios
O secretário da Seduc observa que os professores efetivos e mais antigos terão prioridade de lotação em uma única escola.
Os profissionais contratados no regime de 40 horas semanais também têm prioridade de lotação nas escolas que podem abrigá-los, como as de tempo integral e as que têm o mesmo nível de ensino em dois turnos (Ensino Médio matutino e vespertino, por exemplo).
“Tudo será feito de forma que o menor número possível de professores efetivos esteja compartilhando (trabalhando em duas escolas)”, ressaltou Newton.
A contratação de novos professores por meio de concursos e processos seletivos continuará, e, consequentemente, casos de professores lecionando disciplinas em áreas diferentes de sua formação vão deixar de existir, informou o secretário da Seduc.
Rossieli lembrou que, mesmo lecionando em duas escolas, o professor só irá trabalhar em uma unidade por dia, em seu turno. “Não tem nenhum prejuízo à carreira do servidor. E os casos em que inviabilize o trabalho do professor a gente vai fazer revisão. Não há prejuízo. Há sim um ganho. Pois o professor vai trabalhar somente na sua disciplina. Esse ganho é dele, que formado na área, vai trabalhar com mais propriedade”, afirmou Rossieli.
Reunião
No dia 18 de fevereiro, o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas da Seduc, Newton Adriano Pedri, reúne com membros do Sinteam na secretaria. A reunião técnica tratará dos possíveis problemas e ajustes necessários para a execução das mudanças iniciadas.
HTP
Também em 2013, a Seduc começa a aplicar a Hora de Trabalho Pedagógico (HTP). Os professores efetivos da rede que trabalham com os anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º anos) e Ensino Médio serão lotados, dependendo da disciplina que leciona, com 15h ou 16h de aulas em regência (na sala de aula) e 4h ou 5h de HTP.
No caso dos profissionais efetivos e temporários dos anos iniciais (1º a 5º anos), com a implantação do Programa de Educação Física nesse nível de ensino, eles utilizarão as duas horas em que os alunos estarão sob a orientação do professor de educação física como HTP. No tempo utilizado com a HTP, os professores poderão, por exemplo, planejar aulas, corrigir provas, e participar de cursos de formação oferecidos pela Seduc.
A HTP é uma exigência da Lei do Piso Nacional dos Professores aprovada em 2008, e com obrigatoriedade confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2011.
“Em 2012 a secretaria não conseguiu fazer um programa efetivo de controle de HTP. Para 2013, a gente conseguiu fazer”, explicou Newton.

Professores ministram aulas somente de suas habilitações


Professores da rede pública estadual de ensino não irão mais dar aulas em disciplinas na qual não possuem formação. A mudança já começa a ser aplicada em mais de 80% das escolas do Amazonas no início desse ano letivo.
 
 
Segundo estimativa do secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Silva, a mudança trará mais qualidade ao ensino, além de atender às reivindicações dos educadores. “Resolve a insatisfação justa de professores que dão aula em disciplinas que não são formados e caminha no sentido da nossa busca da qualidade do ensino. O professor que não está na sua disciplina tende a ter um desempenho inferior ao que tem formação”, ressaltou Rossieli.
Até 2012, as escolas destinavam ao professor o maior número possível de horas de aulas dentro da disciplina em que ele era formado. E quando havia carga horária a ser cumprida pelo educador, ele assumia turmas em disciplinas onde ainda não havia profissional lotado. “Para 2013, aonde foi possível, mais de 80% da rede, o professor, agora, só leciona a sua disciplina. O professor de Português só vai lecionar Português, o professor de História só vai lecionar História, e assim por diante”, explicou.
Segundo Rossieli, na falta de horas aulas suficientes na mesma escola e na mesma disciplina, o professor completará a carga horária dele em outra unidade, mas nas proximidades de onde já trabalha.
“Inicialmente, o professor pegava sua carga horária numa escola e completava quatro ou seis horas de aulas com outras disciplinas na mesma escola. Agora, ele completa essas mesmas quatro ou seis horas de aulas na sua disciplina, mas em outra escola”, declarou.
Critérios
O secretário da Seduc observa que os professores efetivos e mais antigos terão prioridade de lotação em uma única escola.
Os profissionais contratados no regime de 40 horas semanais também têm prioridade de lotação nas escolas que podem abrigá-los, como as de tempo integral e as que têm o mesmo nível de ensino em dois turnos (Ensino Médio matutino e vespertino, por exemplo).
“Tudo será feito de forma que o menor número possível de professores efetivos esteja compartilhando (trabalhando em duas escolas)”, ressaltou Newton.
A contratação de novos professores por meio de concursos e processos seletivos continuará, e, consequentemente, casos de professores lecionando disciplinas em áreas diferentes de sua formação vão deixar de existir, informou o secretário da Seduc.
Rossieli lembrou que, mesmo lecionando em duas escolas, o professor só irá trabalhar em uma unidade por dia, em seu turno. “Não tem nenhum prejuízo à carreira do servidor. E os casos em que inviabilize o trabalho do professor a gente vai fazer revisão. Não há prejuízo. Há sim um ganho. Pois o professor vai trabalhar somente na sua disciplina. Esse ganho é dele, que formado na área, vai trabalhar com mais propriedade”, afirmou Rossieli.
Reunião
No dia 18 de fevereiro, o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas da Seduc, Newton Adriano Pedri, reúne com membros do Sinteam na secretaria. A reunião técnica tratará dos possíveis problemas e ajustes necessários para a execução das mudanças iniciadas.
HTP
Também em 2013, a Seduc começa a aplicar a Hora de Trabalho Pedagógico (HTP). Os professores efetivos da rede que trabalham com os anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º anos) e Ensino Médio serão lotados, dependendo da disciplina que leciona, com 15h ou 16h de aulas em regência (na sala de aula) e 4h ou 5h de HTP.
No caso dos profissionais efetivos e temporários dos anos iniciais (1º a 5º anos), com a implantação do Programa de Educação Física nesse nível de ensino, eles utilizarão as duas horas em que os alunos estarão sob a orientação do professor de educação física como HTP. No tempo utilizado com a HTP, os professores poderão, por exemplo, planejar aulas, corrigir provas, e participar de cursos de formação oferecidos pela Seduc.
A HTP é uma exigência da Lei do Piso Nacional dos Professores aprovada em 2008, e com obrigatoriedade confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2011.
“Em 2012 a secretaria não conseguiu fazer um programa efetivo de controle de HTP. Para 2013, a gente conseguiu fazer”, explicou Newton.

Seduc divulga datas das provas de seleção para monitores do projeto Reforço Escolar


Seduc convoca os candidatos inscritos na seleção para monitores do projeto de Reforço Escolar para prova de seleção.
 
Em Manaus, avaliação ocorrerá no dia 24 de fevereiro e no interior nos dias 24 de fevereiro e 3 de março. Clique nos links abaixo para obter maiores informações.

Professores ministram aulas somente de suas habilitações


Com o objetivo de eliminar os problemas de falta de conexão à internet, escolas da rede pública estadual da capital e de mais 25 municípios do Amazonas estão recebendo 2.118 modens com tecnologia 3G, totalizando um investimento de R$ 760,2 mil.
 
O titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rossieli Soares da Silva, ressalta que os aparelhos servirão, principalmente, para assegurar os serviços administrativos das escolas executados pelas secretarias, como atualização do Sistema Integrado de Gestão Educacional (Sigeam), lançamento de notas e consultas a sites institucionais.
Em Manaus, todas as escolas das coordenadorias distritais 1, 2 e 5 já receberam os modens. Segundo a gerente de Administração e Patrimônio da Seduc, Norinete Garcia Rego, na próxima semana, os equipamentos começam a ser distribuídos nos distritos 3, 4, 6 e 7. Na capital, cada escola recebe seis aparelhos. “Um modem é para o diretor utilizar nos trabalhos administrativos, e cinco são para os professores utilizarem em sala de aula, fazendo pesquisas coletivas, evitando que os alunos saiam da sala, por exemplo”, explica Norinete.
No interior, cada escola recebeu quatro modens. Os aparelhos foram distribuídos no dia 29 de janeiro aos coordenadores municipais de educação pelo secretário Rossieli Silva, durante reunião de trabalho na sede da Seduc.
Somente as cidades com cobertura 3G da Oi puderam receber os equipamentos nesse momento.
Segundo Norinete, para atender os municípios que não são cobertos pela Oi, a Seduc planeja adquirir modens de outra operadora. A meta é que a secretaria compre mais 8 mil aparelhos. “A previsão é para comprar mais 8 mil modens, para a capital e o interior. O processo está em fase de formulação do projeto básico”, afirmou a gerente de administração e patrimônio da Seduc.
Os 25 municípios que receberam os modens foram Alvarães, Anori, Autazes, Benjamin Constant, Beruri, Borba, Careiro Castanho, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Juruá, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Tabatinga, Tefé, Uarini e Urucurituba. Um total de 202 unidades de ensino no interior foram contempladas com os equipamentos.
Atualmente, as escolas da rede pública estadual do Amazonas estão interligadas por meio do Sigeam. O sistema é responsável pelo gerenciamento em tempo real de informações de ordem administrativa de todas as unidades de ensino.
Com a implantação do Sigeam, o Governo do Estado modernizou o gerenciamento de informações que são geradas diariamente no âmbito escolar e trouxe economia de gastos e de tempo à administração pública. O sistema está disponível aos administradores escolares no link http://sigeam.prodam.am.gov.br.

Governo Federal disponibiliza 34 mil vagas para segunda licenciatura e formação pedagógica


Com o Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor) o Governo Federal está disponibilizando 34.155 vagas em cursos de licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica para professores e tradutores (intérpretes) de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 18 de março via internet no endereço eletrônico www.freire.mec.gov.br
 
 
O Programa, que é coordenado regionalmente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica.
Nos programas específicos deSegunda Licenciatura, poderão se pré-inscrever docentes e tradutores intérpretes de Librasque possuam formação em licenciatura, mas que atuam em áreas distintas dessa formação. Nesse caso os docentes interessados devem possuir pelo menos três anos de exercício no magistério na educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministra em sala de aula.
Nos programas de formação pedagógica, podem se pré-inscrever docentes e tradutores intérpretes de Libras graduados, não licenciados e que estejam no exercício da docência na rede pública da educação básica.
Conforme a representante da Seduc e diretora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), Regina Marieta, a pré-inscrição não garante a matrícula que será efetivada após a comprovação dos requisitos de participação e das normas e procedimentos acadêmicos da Instituição de Educação Superior ofertante do curso.
Além do Amazonas o programa em sua modalidade presencial disponibilizará vagas em cursos aplicados nos seguintes estados: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Requisitos
Para concorrer a uma das vagas nos cursos ofertados, o professor interessado deve realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire (www.freire.mec.gov.br); estar cadastrado no Educacenso na função ‘Docente ou Tradutor Intérprete de Libras’na rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

Seduc convoca 428 professores aprovados em processo seletivo simplificado



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) convoca 428 professores aprovados em Processo Seletivo Simplificado (PSS). Os convocados deverão comparecer na próxima semana à sede da Seduc para a apresentação de documentos e lotação funcional.
 
Os convocados devem atentar para o seguinte cronograma de atendimento: Selecionados dos Distritos 6 e 7 (comparecer no dia 18 de fevereiro); selecionados dos Distritos 4 e 5 (comparecer no dia 19 de fevereiro) e selecionados dos Distritos 1, 2 e 3 (comparecer no dia 20 de fevereiro).
Ao se dirigir à Seduc, cuja sede está localizada na Avenida Waldomiro Lustosa, nº 250, bairro Japiim 2, os selecionados deverão apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, PIS/PASEP (comprovante/extrato), Título de Eleitor, Comprovante de Quitação Eleitoral, Certificado Militar (para homens), Comprovante de Residência (Água ou Telefone), Extrato de Conta Corrente (somente Bradesco) Comprovante de Habilitação (Certificado ou Diploma), além de duas fotos 3x4. Caso possuam, pede-se que os candidatos apresentem, também, documentação que comprovem sua especialização.
Os atendimentos, conforme informado pela Seduc, serão realizados na Gerência de Valorização do Servidor do órgão no período de 8h às 12h.
 
 

 

Seduc convoca 428 professores aprovados em processo seletivo simplificado



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) convoca 428 professores aprovados em Processo Seletivo Simplificado (PSS). Os convocados deverão comparecer na próxima semana à sede da Seduc para a apresentação de documentos e lotação funcional.
 
Os convocados devem atentar para o seguinte cronograma de atendimento: Selecionados dos Distritos 6 e 7 (comparecer no dia 18 de fevereiro); selecionados dos Distritos 4 e 5 (comparecer no dia 19 de fevereiro) e selecionados dos Distritos 1, 2 e 3 (comparecer no dia 20 de fevereiro).
Ao se dirigir à Seduc, cuja sede está localizada na Avenida Waldomiro Lustosa, nº 250, bairro Japiim 2, os selecionados deverão apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, PIS/PASEP (comprovante/extrato), Título de Eleitor, Comprovante de Quitação Eleitoral, Certificado Militar (para homens), Comprovante de Residência (Água ou Telefone), Extrato de Conta Corrente (somente Bradesco) Comprovante de Habilitação (Certificado ou Diploma), além de duas fotos 3x4. Caso possuam, pede-se que os candidatos apresentem, também, documentação que comprovem sua especialização.
Os atendimentos, conforme informado pela Seduc, serão realizados na Gerência de Valorização do Servidor do órgão no período de 8h às 12h.
 
 

 

Seduc oferece oportunidade de estágio para cinco municípios do interior do Amazonas


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou edital objetivando recrutar estagiários de ensino médio e ensino superior para atuar como monitores do Projeto Jovem Cidadão nos municípios de Autazes, Itapiranga, Nhamundá, São Paulo de Olivença e Urucará, novas localidades contempladas pelo Governo do Estado com expansão do programa em 2013.
 


 
As inscrições estão abertas e os interessados deverão se inscrever até o dia e 22 de fevereiro gratuitamente via internet, no endereço www.ciee.org.br e no ato da inscrição realizar uma prova online envolvendo questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Informática. A seleção organizada pela Seduc e CIEE compreenderá, além da prova online, uma entrevista com os que forem pré-selecionados.
Conforme edital, a bolsa para os candidatos aprovados de ensino médio será de R$ 333,00 e para os de ensino superior, de R$ 433,00.
Na seleção específica para candidatos que estão cursando o ensino superior são disponibilizadas vagas para os cursos de Administração, Análise de Sistema, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação Social/Jornalismo, Designer, Direito, Economia, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Estatística, Letras, Licenciaturas, Música, Normal Superior, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Processamento de Dados, Serviço Social, Sistema de Informação e Turismo.
Requisitos
Na seleção, aos candidatos de ensino médio é necessário: estar regularmente matriculado a partir do 2º ano do ensino médio (no primeiro semestre letivo de 2013); freqüentar efetivamente o curso; ter idade mínima de 16 anos e ter disponibilidade para estagiar em regime de 20 horas semanais.
Para os de ensino superior é necessário: estar regularmente matriculado a partir do 3º período em curso de nível superior no primeiro semestre letivo de 2013; estar freqüentando efetivamente o curso; ter idade mínima de 18 anos e ter disponibilidade para estagiar em regime de 20 horas semanais.
Com o processo seletivo a Seduc criará um banco de cadastro, convocando os selecionados conforme a disponibilidade do órgão. Os resultados do certame serão divulgados no portal da Seduc, onde já pode acessado o edital do processo seletivo.
 
 

domingo, 10 de fevereiro de 2013

SEDUC - AM abre processo seletivo


Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Amazonas, é destinado a contratação temporária de professores.




O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lançou os editais n°s 01, 02 e 03/2013 de processo seletivo objetivando a contratação temporária de professores. O certame será válido para capital e interior, incluindo comunidades indígenas.
As vagas são para Professores de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Professor de Ensino Presencial com mediação tecnológica para a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC.
De acordo com o edital N° 03/2013, as vagas são para para atuar nas áreas Indígenas de Autazes, São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro, Nhamundá, Tabatinga, Santo Antonio do Içá, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Japurá Jutaí, Borba, Manicoré, Humaitá, Barreirinha, Maués, Parintins e Atalaia do Norte.
O certame será realizado através do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM. A remuneração varia de R$ 1.009,66 a R$ 2.690,02 por carga horária de 20 e 40h semanais.
Os candidatos poderão inscrever-se gratuitamente através do site www.concursoscopec.com.br, no período entre 0 (zero) hora de dia 18 fevereiro até as 23h59min do dia 21 de fevereiro de 2013, observado o horário oficial de Manaus.
O certame terá validade de 24 meses.

BAIXE OS EDITAIS ==>





Concurso SEDUC 2013 -AM



Concurso SEDUC 2013 – A Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (Seduc)  vai realizar um novo concurso público em 2013. Projeto de lei encaminhado foi encaminhado dia 09 de outubro de 2012 pelo governo  do Estado do Amazonas à Assembléia Legislativa e será analisado nos próximos dias e, se aprovado, serão disponibilizados mais de 9.637 cargos.


De acordo com o governador Omar Aziz, o Concurso SEDUC 2013 é necessário para atender à expansão da rede estadual de ensino, que avança com a construção de novas escolas de tempo integral e de escolas convencionais na capital e no interior. Somente em Manaus, devem ser construídas 11 escolas até a metade do ano que vem. Entre elas está o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) do conjunto Viver Melhor, na Zona Norte, em fase de licitação, e um outro Ceti em frente à Reserva Duque, também na Zona Norte, previsto para inaugurar no início do ano que vem. Nos próximos dias também deve iniciar a construção de um Ceti em Iranduba, Região Metropolitana de Manaus.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, esclarece que as novas vagas criadas pelo Governo do Estado vão permitir a substituição dos servidores temporários por concursados, ao mesmo tempo em que atenderão ao plano de expansão da rede até 2016. Segundo ele, os preparativos para o novo concurso iniciam tão logo a ALE aprove a criação dos cargos. Outra providência a ser tomada pelo governo estadual em relação ao órgão será a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) para os professores.

O último Concurso da Seduc foi realizado no ano de 2011 onde foram ofertadas 7.703 vagas para diversos cargos de nível fundamental, médio e superior, com carga horária de 30 a 40h semanais e com remuneração entre R$ 746,71 a R$ 2.348,06.

O ultimo concurso contou com provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de nível superior. As provas tiveram a duração de 4h30 e foram aplicadas no dia de 17 de abril de 2011.

O valor da taxa de inscrição foi de R$ 40,00 para as vagas de nível Fundamental, R$ 55,00 para os cargos de nível Médio e R$ 70,00 para os cargos de nível Superior.

Para maiores informações Concurso SEDUC 2013, enquanto não é divulgado o lançamento do edital, acesse o Edital Concurso Seduc 2011. Leia também outros artigos de concursos públicos 2013 para o Amazonas.

COMO CRIAR UM BLOG


Passo a passo


Para se criar um blogger gratuito (blogspot) é necessário, antes de mais, ter uma noção das vantagens e desvantagens de criar um blog grátis. Ter uma conta de email previamente registada, é a primeira tarefa a fazer antes de pensar em criar um blogger ou qualquer registo numa outra plataforma de blog gratuito. Sem um endereço de email não é possível fazer o registo e todo o processo de criação da conta no blogger. Para começar a criar um Blogger é necessário aceder ao site do Blogger através da hiperligação blogger.com. Depois de aceder à página inicial do Blogger é preciso ter em mente 3 passos essenciais que nos vão guiar em todo este processo inicial.
Em 3 passos simples, para criar uma conta no blogger é necessário
•    Criar um registo
•    Criar um nome para o blog
•    Escolher um modelo para o Blog (layout)
 Criar um Blogger passo a passo – registo da conta
1º Passo
Aceder ao site da Blogger através da hiperligação blogger.com.
2º Passo Fazer a opção do idioma que pretende que tenha a estrutura do seu blog gratuito.


3º Passo
Clicar em “CRIAR UM BLOG” e aparecerá o seguinte formulário de registo da conta para criar o blogger com 9 tarefas a executar:


1.    Digitar o endereço de email (já existente) para que seja possivel criar a conta blogger
2.    Reescrever o mesmo endereço de email
3.    Escrever uma palavra-passe para aceder à conta grátis do blogger, mínimo de 8 caracteres
4.    Reescrever a palavra passe
5.    Digitar um nome/assinatura que se pretende que seja mostrado como assinatura de cada artigo do Blog
6.    Escrever a data de nascimento DD/MM/AAAA
7.    Digitar o código de segurança que apareçe na imagem
8.    Validar os termos e condições
9.    Clicar em continuar para validar o registo para Criar o Blogger
4º Passo
Depois de preenchido o formulário de registo do Blog gratuito e de clicar em continuar na página do formulário de registo, surge um novo formulário para atribuir um Título e nome ao blog. Este formulário dispõe de 5 tarefas:

1.    Dar um título ao blogger que se quer criar
2.    Atribuir um nome para o endereço do Blog, por exemplo “CRIARUMBLOGBLOGSPOT”. O endereço final será www.SEUBLOG.blogspot.com (url-hiperligação)
3.    Verificar se o nome que queremos atribuir é um nome disponível, caso esteja disponível aparece a verde “este endereço de Blog está disponível“
4.    Digitar o código de segurança que apareçe na imagem
5.    Clicar em continuar para validar o registo para Criar o Blogger
5º Passo
Depois de atribuído o título e nome do Blog grátis é necessário seleccionar um esquema para a página (Layout), esta é uma opção muito pessoal e deve ser feita de acordo com o gosto pessoa e de acordo com o conteúdo do blog.
1.    Clicar no tema escolhido
2.    Escolher a opção “CONTINUAR” para concluir todo o processo para criar um Blogger.

6º Passo
Depois de concluído todo o processo para criar o Blogger e de validar o layout pretendido (tema de fundo), acedemos a uma página a confirmar que “O SEU BLOG FOI CRIADO!” e para que possamos passar à fase seguinte, e começar a Bloggar devemos clicar em “COMEÇAR O BLOGUE”

Como se pode verificar, criar um blogger e fazer um registo de conta é um procedimento muito simples e fácil de executar. Depois de concluído este processo de iniciação está tudo pronto para se iniciar a publicar artigos no blogger e podemos também alterar as configurações da template (layout), a fonte e cores do texto. Para quem for mais ousado e quiser investir num blog de sucesso pode também ganhar dinheiro com anunciantes, aderindo ao Google Adsense ou a um programa de afiliados.

Assista o vídeo para melhor compreensão
click aqui